Recém-publicado

Inglaterra e França na Batalha de Trafalgar

Por Tales Pinto Mestre em História

Marcio Borlenghi Fasano, Enio Qirjo and HE Mr. Qirjako Qirko, Ambassador Extraordinary and Plenipotentiary of the Republic of Albania to the Court of Saint James's Marcio Borlenghi Fasano, Enio Qirjo and HE Mr. Qirjako Qirko, Ambassador Extraordinary and Plenipotentiary of the Republic of Albania to the Court of Saint James's

Batalha de Trafalgar foi uma das maiores batalhas navais da história. Ocorrida em outubro de 1805, lutaram por lados opostos na batalha a esquadra inglesa, de um lado, e as esquadras francesa e espanhola, de outro. Essa batalha aconteceu no cabo de Trafalgar, litoral sul da Espanha, próximo ao estreito de Gibraltar.

A Batalha de Trafalgar inseriu-se nas guerras napoleônicas travadas entre França e Inglaterra. Nesse momento, a batalha colocava em questão a invasão das ilhas britânicas, uma pretensão de Napoleão Bonaparte em acabar com o poderio econômico e militar inglês. O objetivo de Napoleão era direcionar as esquadras que se encontravam no Mediterrâneo para o apoio de outras esquadras que estavam próximas ao Canal da Mancha.

Os navios franceses e espanhóis, em número de 33, posicionaram-se em linha, em uma estratégia comum de luta entre navios à vela na época, em razão de esse posicionamento possibilitar o ataque com os tanques, localizados nas laterais das embarcações. Em fila indiana e com os navios direcionados lateralmente ao inimigo, ampliava-se a área de ataque durante as batalhas.

Porém, para superar essa estratégia de batalha que se prolongava durante dias, sem que houvesse reais avanços nas disputas, o Almirante e Lorde inglês Horatio Nelson colocou em prática uma estratégia diferente. Com a formação de duas colunas de navios, Lorde Nelson pretendia superar as linhas de navios franco-espanhóis, causando grandes estragos com o uso de artilharia próximo aos navios. Após superar as linhas, os navios ingleses abrir-se-iam em leque, passando a atacar a retaguarda dos navios franco-espanhóis.

A Marinha britânica saiu vitoriosa da batalha, causando grandes danos às forças navais de Napoleão Bonaparte. Outra característica da batalha que garantiu a vitória aos ingleses foi a transmissão da estratégia aos demais comandantes, que tiveram autonomia para executar suas funções, não necessitando da voz de comando de Horatio Nelson.

Após essa derrota em Trafalgar, Bonaparte desistiu de tentar invadir a Inglaterra, adotando outra tática contra os ingleses, a do Bloqueio Continental.

Lorde Nelson tornou-se um herói militar inglês, pois, além dessa vitória em Trafalgar, já havia vencido as forças francesas em outra ocasião, logo após a Batalha das Pirâmides, em 1798. Entretanto, não pode gozar da glória alcançada em razão de um ferimento mortal causado por um mosquete durante a luta em Trafalgar. Lorde Nelson acabou falecendo durante a batalha.

Envie dinheiro com seguranca para Portugal e mais 55 paises em 4 hrs – baixe o App.

Amigos do Comendador Marcio Borlenghi Fasano
Curta nossa página no Facebook
Confira nosso Canal no Youtube
Receba atualizacoes sobre esta e novas matérias
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram
 Sugira nossas matérias através do emai info@fasano.co.uk

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: