Recém-publicado

REINO UNIDO: Irmão de Boris Johnson abandona o Governo e o Parlamento

Jo Johnson diz que decisão se deve a um conflito entre “a lealdade familiar e o interesse nacional”. Publico


IMPORTANTE – Registre para receber CONTEUDO EXCLUSIVO

Siga Comendador Marcio Borlenghi Fasano – Partilhar

 

 

Por favor “vote na matéria”

Jo Johnson, irmão do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, abandonou o Governo e disse que vai também deixar de ser deputado, dando como justificação o conflito entre “a lealdade familiar e o interesse nacional”.

A saída de Johnson do Partido Conservador dá-se poucos dias depois de o primeiro-ministro ter expulsado 21 deputados do partido por se terem recusado a apoiar a sua estratégia para o “Brexit”. Entre os deputados expulsos está um neto de Winston Churchill e ex-ministro das Finanças, Nicolas Soames, de 71 anos.

Jo Johnson já tinha expressado publicamente apoio a um segundo referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia, mas aceitou integrar o Governo, para ocupar o cargo de subsecretário de Estado para as Universidades, quando o seu irmão se tornou primeiro-ministro.

“Foi uma honra representar [o círculo eleitoral de] Orpington durante nove anos e servir como secretário de Estado com três primeiros-ministros”, escreveu Jo Johnson no Twitter. “Nas últimas semanas, tenho estado dividido entre a lealdade familiar e o interesse nacional – é uma tensão irresolúvel e é tempo para outros tomarem os meus lugares como deputado e no Governo”, afirmou.

Jo Johnson era deputado desde 2010 e participou em vários governos.

O primeiro-ministro agradeceu ao irmão pelo serviço prestado, descrevendo-o como um “ministro brilhante e talentoso” e um “deputado fantástico”. “O primeiro-ministro, tanto como político como irmão, compreende que “isto não foi um assunto fácil para Jo”, de acordo com um porta-voz, citado num comunicado.

Assinar GRATUITAMENTE os Amigos do Comendador é participar na construção de um país melhor

Nosso nunca foi tão lido. Todos os meses passam pelo nosso online mais de 3.8 milhões de visitantes. Para nós, este número confirma a importância do nosso trabalho. Queremos produzir mais e melhor informação, com a liberdade de sempre e sem abdicar da diversidade de opiniões que enriquece uma sociedade livre. Queremos reforçar a nossa investigação para garantir um escrutínio mais eficaz dos poderes. Precisamos que se junte a nós neste esforço. A verdade, o pluralismo, a justiça, a solidariedade ou a abertura ao mundo são valores que partilhamos consigo.

Sinta-se ainda mais parte deste projecto cívico. Pense bem, pense ADC.(AmigosDoComendador). Clique aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: