Recém-publicado

Documento oficial diz que Boris Johnson não tem alternativa ao backstop

O primeiro-ministro britânico prometeu “abundantes soluções” à cláusula negociado entre a sua sucessora e Bruxelas, mas um documento do Governo diz que não há alternativas sérias. Publico.pt


Todas as alternativas para se evitar o regresso das fronteiras entre as duas partes da Irlanda têm falhas, diz um relatório do Governo britânico a que o Guardian teve acesso. O documento resume o trabalho de dois grupos de trabalho responsáveis por encontrar alternativas ao regresso dos controlos fronteiriços entre a República da Irlanda e o Reino Unido e é um duro golpe na estratégia do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, na renegociação do acordo de saída da União Europeia.

“É evidente que todas as hipóteses levantam preocupações”, alerta o relatório, sublinhando que a “complexidade de as combinar em algo mais sistémico e integrá-las num pacote é um factor chave que falta neste momento”.

Uma das possibilidades levantadas era a instalação de controlos móveis tecnológicos para fiscalizar a entrada de gado e produtos agrícolas, mas os especialistas afastaram-na quase de imediato. “No geral, existem uma série de preocupações sobre a exequibilidade de soluções tecnológicas”, lê-se no documento citado pelo jornal britânico.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: