Recém-publicado

Sondagem após visita de Boris Johnson dá sim à independência da Escócia

É a primeira grande sondagem a apontar no sentido da saída do Reino Unido nos últimos dois anos. Um terço dos eleitores escoceses do Partido Trabalhista que votaram contra a independência em 2014 dizem que mudaram de opinião. PÚBLICO


Pela primeira vez nos últimos dois anos, uma das principais sondagens publicadas no Reino Unido indica que a maioria dos eleitores da Escócia votaria a favor da independência.

Desde a derrota do sim no referendo sobre a independência, em Setembro de 2014, as principais sondagens independentes têm apontado no mesmo sentido – a manutenção da Escócia como parte do Reino Unido.

A excepção a essa tendência aconteceu no Verão de 2016, na sequência do referendo sobre o “Brexit”. Nessa altura, algumas sondagens diziam que a maioria dos eleitores votaria a favor da independência.

Nos três anos seguintes, a tendência geral voltou a estar em linha com o resultado do referendo de 2014: 55,3% contra a independência e 44,7% a favor da independência. E a última sondagem a apontar um sentido oposto foi publicada há mais de dois anos.

Mas a recente entrada em funções e a visita à Escócia do novo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, parece ter impulsionado uma mudança na vontade dos eleitores escoceses.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: