Recém-publicado

Sondagem após visita de Boris Johnson dá sim à independência da Escócia

É a primeira grande sondagem a apontar no sentido da saída do Reino Unido nos últimos dois anos. Um terço dos eleitores escoceses do Partido Trabalhista que votaram contra a independência em 2014 dizem que mudaram de opinião. PÚBLICO


Pela primeira vez nos últimos dois anos, uma das principais sondagens publicadas no Reino Unido indica que a maioria dos eleitores da Escócia votaria a favor da independência.

Desde a derrota do sim no referendo sobre a independência, em Setembro de 2014, as principais sondagens independentes têm apontado no mesmo sentido – a manutenção da Escócia como parte do Reino Unido.

A excepção a essa tendência aconteceu no Verão de 2016, na sequência do referendo sobre o “Brexit”. Nessa altura, algumas sondagens diziam que a maioria dos eleitores votaria a favor da independência.

Nos três anos seguintes, a tendência geral voltou a estar em linha com o resultado do referendo de 2014: 55,3% contra a independência e 44,7% a favor da independência. E a última sondagem a apontar um sentido oposto foi publicada há mais de dois anos.

Mas a recente entrada em funções e a visita à Escócia do novo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, parece ter impulsionado uma mudança na vontade dos eleitores escoceses.

1 comentário em Sondagem após visita de Boris Johnson dá sim à independência da Escócia

  1. carlos vasconcelos // 11/08/2019 às 10:32 am // Responder

    O Boris, achou que eram favas contadas. Porem, a determinacao dos Escoceses, mostraram claramente, que irao as eleicoes, para sairem do RU e caso o Brexit saia sem acordo. Continuar na UE,eh a palavra de ordem dos escoceses. As coisas vao mal para o lado do brexiteiro Boris….Ira correr ainda muita agua debaixo da ponte…. Por mim, sou pela UE e contra o Brexit…….
    .

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: