Recém-publicado

Depois de defender o “Brexit”, o homem mais rico do Reino Unido muda-se para o Mónaco

O fundador da empresa de produtos químicos Ineos, Jim Ratcliffe, é considerado o empresário mais rico do Reino Unido. A Ineos vai mudar a sua morada para outro país para fugir aos impostos. E não está sozinha. www.publico.pt


Jim Ratcliffe, o homem mais rico do Reino Unido e fundador da multinacional de produtos químicos Ineos, está a planear mudar-se para o Mónaco juntamente com dois dos seus principais executivos para poupar até 4 mil milhões de libras (4,6 mil milhões de euros) em impostos.

Watch over 15,000 movies and TV episodes with unlimited instant streaming – 30-day Free Trial of Amazon Prime

Segundo o Sunday Times, a companhia avaliada em 35 mil milhões de libras (40 mil milhões de euros) está a trabalhar em conjunto com especialistas fiscais da PricewaterhouseCoopers (PwC) para criar uma estrutura capaz de reduzir drasticamente os impostos pagos pela Ineos.

A multinacional teve um lucro de 2,2 mil milhões de libras (2,5 mil milhões de euros) no ano passado e emprega quase 19 mil pessoas. Os seus dois principais executivos, Andy Currie e John Reece, detêm cada um 20% da empresa e também estão envolvidos no plano de pagar menos impostos. Ratcliffe detém os restantes 60%.

Antes do referendo, a frase do fundador da multinacional colocou-o do lado daqueles que apoiavam a saída do Reino Unido da União Europeia (UE). Em 2016, disse aos britânicos para “nunca se esquecerem” que o país tem “um conjunto de cartas decentes”, sugerindo que o Reino Unido tinha trunfos na manga para as negociações da separação com a UE.

A notícia de que Ratcliffe se estava a prepara para mudar a morada fiscal da Ineos para o principado que é livre de impostos já circulava nos meios de comunicação britânicos desde o ano passado, mas só este ano foi revelada a quantia que podia poupar com a mudança.

Já em 2010, o fundador da multinacional decidiu transferir a sede oficial da Ineos para a Suíça durante seis anos depois de uma disputa com o governo também por causa dos impostos.

Ratcliffe foi classificado como a pessoa mais rica do Reino Unido em Maio de 2018, depois de ter contactado o editor da lista elaborada pelo Sunday Times, afirmando que nas informações divulgadas “a sua riqueza tinha sido drasticamente subestimada”, revela o The Guardian.

30-day Free Trial of Amazon Prime – Listen to over 2 million songs on Prime Music – 

Depois do incidente e de ter dado acesso às suas contas e às da Ineos ao Sunday Times, passou para do 18.º lugar para o topo da lista. A sua riqueza está estimada em 21 mil milhões de libras (24 mil milhões de euros).

A decisão da saída da empresa surge depois de James Dyson, também defensor do “Brexit”, ter decidido transferir a sua empresa para Singapura. Outras empresas de vários sectores têm considerado um cenário semelhante. A fabricante de aeronaves Airbus ameaçou reconsiderar os investimentos e a presença no Reino Unido se a ilha britânica sair da União Europeia em 2019 sem um consenso quanto aos acordos comerciais. Caso não haja consenso, o resultado será “catastrófico” para toda a indústria britânica, disse a empresa em Julho.

Num inquérito realizado em 2016, um quinto dos administradores de empresas britânicas pensava deslocalizar parte da actividade para outro país e cerca de dois terços consideravam que a escolha de sair da UE é negativa para os negócios.

Também em preparação para essa possibilidade, alguns produtores estão a enviar os seus produtos em grandes quantidades numa tentativa de aumentar os seus stocks no país.

Marcio Borlenghi Fasano, CEO Award winner of the Diamond Seal for Top Performance Marketing Strategist.

Marcio Borlenghi Fasano, CEO Award winner of the Diamond Seal for Top Performance Marketing Strategist. Considered one of the most influential people within the Italian-brazilian community.

A saída também está a preocupar a vizinha Irlanda, um dos países mais afectados pelo “Brexit” e que mais sofreriam os efeitos de uma saída em acordo.

Fique por dentro das atualizacoes sobre o Brexit – Clique Aqui

Amigos do Comendador Marcio Borlenghi Fasano
Curta nossa página no Facebook
Confira nosso Canal no Youtube
Receba atualizacoes sobre esta e novas matérias
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram
 Sugira nossas matérias através do emai info@fasano.co.uk

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: