Recém-publicado

Correios lança selo em homenagem a Rainha Elizabeth II

Emissão marca os 50 anos da primeira visita da monarca ao país, que visitou o Brasil em novembro de 1968. Casa da Moeda também lançou uma medalha em comemoração da data Raquel Pires Fotos: Eliane Loin


Na última segunda-feira (19), a Embaixada do Reino Unido, em parceria com os Correios e a Casa da Moeda, lançou o selo e medalha que marcam os 50 anos da visita oficial da rainha Elizabeth II ao Brasil, que visitou a país acompanhada por seu esposo, o príncipe Philip, Duque de Edimburgo. A peça faz parte de uma série especial dos correios intitulada “Relações diplomáticas: Brasil – Reino Unido – 1968 lembrança da visita ao Brasil da rainha Elizabeth II, do Reino Unido”.

O lançamento do novo selo foi realizado na Embaixada Britânica em Brasília, e contou com a presença do embaixador do Reino Unido, Vijay Rangarajan, do presidente dos Correios general Juarez Cunha, do diretor de Desenvolvimento da Casa da Moeda no Brasil, Abelardo Duarte de Melo Sobrinho, entre outras autoridades e convidados.

Durante a cerimônia, que teve como objetivo simbolizar a cooperação diplomática sólida e histórica entre Reino Unido e Brasil, o presidente dos Correios entregou ao embaixador do Reino Unido, o álbum de lançamento do selo comemorativo dos 50 anos da visita. Já a medalha, produzida pela Casa da Moeda, registrou através da prata e bronze, a importância da visita de Elizabeth II para a história brasileira.

O embaixador Vijay Rangarajan discursou e agradeceu a iniciativa dos Correios e da Casa da Moeda de marcar uma data tão importante com símbolos tão especiais. O diplomata também destacou o quão memorável foi essa visita ao Brasil. “Foi a primeira vez que uma monarca britânica visitou um país da América do Sul. À época, com 42 anos, Sua Majestade já ocupava o trono há 16 anos. Hoje, ela é a monarca mais longeva do mundo, com o sexto reinado mais longo da história da humanidade”.

O presidente dos correios, general Juarez Cunha também elogiou a rainha afirmando que a partir de agora as correspondências levarão aos destinatários o registro da visita da monarca que “além de sábia e cumpridora de seus deveres, é figura ímpar entre os chefes de estado mundiais”. O diretor de Desenvolvimento da Casa da Moeda no Brasil, Abelardo Duarte de Melo Sobrinho complementou que celebrar os 50 anos da presença da rainha Elizabeth II no Brasil, é celebrara também uma parceria entre Brasil e Reino Unido. “Temos uma parceria dinâmica que se desdobra em múltiplas áreas – comércio, investimento, educação, cultura, cooperação cientifico-tecnológica para o benefício de brasileiros e britânico

A passagem da rainha pelo Brasil, em novembro de 1968, durou 10 dias e passou por quatro cidades brasileiras: Brasília, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Durante esse tempo, muito foi visto por Elizabeth II e destacado por Vijay Rangarajan. “Sua Majestade conheceu figuras históricas por sua passagem no país. Ela conversou com escritores como Jorge Amado, da inesquecível Gabriela, Gilberto Freire que tentou explicar o Brasil em Casa Grande e Senzala. Conheceu Dom Helder Câmara, viu um jogo de Pelé, e assistiu ao vivo estrelas como Wilson Simonal, Jair Rodrigues e Elza Soares”.

Elizabeth II, que possui um grande interesse na política brasileira e que longo do seu reinado conheceu quatro presidentes (Geisel, Costa e Silva, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva), teve seu selo entregue ao presidente-eleito Jair Bolsonaro. Rangarajan afirmou que a presença da rainha ficou marcada nas cidades pelas quais ela passou. “Em São Paulo ela inaugurou o prédio do MASP, no Rio de Janeiro inaugurou a Ponte Rio-Niterói, fundamento da integração urbana. Em Brasília discursou no Congresso Nacional, jantou no Palácio do Itamaraty e ficou hospedada no Hotel Nacional”.

O presidente dos Correios, general Juarez Cunha, enalteceu os laços de cooperação e amizade entre Brasil e Reino Unido. A imagem escolhida para compor o selo é uma foto da rainha Elizabeth II, que foi fotografada durante sua estadia em São Paulo, e Juarez Cunha afirmou como foi registrar esse momento. “O selo foi aprovado pela própria rainha e lançado na Embaixada do Brasil em Londres, na última sexta-feira. O selo nos impressiona pela beleza e espera um sentimento grandiosos em nossos corações, além de registrar para a posteridade o momento único da rainha na cidade de São Paulo, em 1968”.

Pássagens Aereas com excelentes discontos

Amigos do Comendador Marcio Borlenghi Fasano
Curta nossa página no Facebook
Confira nosso Canal no Youtube
Receba atualizacoes sobre esta e novas matérias
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram
 Sugira nossas matérias através do emai info@fasano.co.uk

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: