Recém-publicado

Colesterol alto, por que o vinho tinto sim e outras bebidas alcoólicas não?

Certamente deve ter lido ou ouvido falar que o vinho reduz o colesterol, mas, por sua vez, recomenda-se não consumir bebidas alcoólicas. Se bem que parece uma contradição, não é. O vinho tinto e outras bebidas alcoólicas são diferentes na hora de tratar o colesterol alto. Por isso, se você quiser saber por que o vinho tinto sim e outras bebidas não alcoólicas; não perca este artigo.

Marcio Borlenghi Fasano, Vinho e' bom para baixar o Colesterol

Vinho e colesterol

Graças à consulta feita por uma de nossas leitoras, acho que é interessante saber por que o vinho tinto e outras bebidas alcoólicas são diferentes na hora de tratar o colesterol elevado e outras dislipidemias.

O vinho é bom para o colesterol

Você se pergunta, por que veio, sim? Pois bem, em princípio, dir-te-ei por que o vinho é bom para o colesterol.

O vinho tinto e o resto das bebidas alcoólicas apresentam uma diferença a favor do vinho tinto, o resveratrol. Esta substância presente nas uvas e, portanto, no vinho tinto, é umantioxidante natural que favorece a redução de colesterol no sangue e previne doenças cardiovasculares.

O resveratrol não está presente em todas as bebidas alcoólicas, porquanto estas não compartilham os benefícios antioxidantes do vinho tinto, e, portanto, tampouco seus benefícios para tratar o colesterol elevado. Por outro lado, o álcool que contêm essas bebidas, especialmente se consome excessivamente, afeta o metabolismo gordo que ocorre no fígado.

Bebidas que sobem o colesterol

Quanto a por que o consumo do resto de bebidas alcoólicas não é bom para o colesterol, você deve saber o que acontece quando consumir excessivamente bebidas alcoólicas.

    • Em primeiro lugar, rapidamente absorvidas no sistema digestivo. Leva cerca de dois minutos.
    • Em seguida, passam para o fígado, onde é metabolizada.
  • Após a realização de diferentes processos, pode-se começar a acumular gordura no fígado provocando dislipidemias secundárias. Ou seja, aumento do colesterol e dos triglicerídeos no sangue.

É importante esclarecer que, nos últimos tempos, algumas investigações têm encontrado alguns benefícios contra o colesterol alto na cerveja. Não obstante isso, a quantidade de álcool pode ser a diferença entre o lucro e o efeito adverso.

Que quantidade de vinho tinto é recomendável

Talvez você se pergunte quanto é beber excessivamente. Pois bem, para que o vinho tinto ou o resto das bebidas alcoólicas não prejudiquem a sua saúde, você deve beber entre 1 a 2 taças diárias. Por isso, se o seu consumo está acima destas quantidades é preferível que remova essas bebidas da sua dieta. Se você não pode controlar a sua ingestão é melhor eliminá-los.

A hora de tratar as dislipidemias, é diferente o consumo de vinho tinto e o resto das bebidas alcoólicas, embora nos últimos tempos se foram encontradas substâncias benéficas para baixar o colesterol e da cerveja.

Tanto o consumo excessivo de vinho tinto como do resto das bebidas alcoólicas pode ser muito prejudicial para a saúde. O álcool é altamente viciante e causa muitos danos à saúde e nas relações interpessoais. Por isso, te volto a repetir, se você não pode controlar a quantidade recomendada por dia, é preferível eliminá-las de sua vida.

Bebidas sem colesterol

Em qualquer caso, tanto se gosta de consumir vinho, cerveja, você pode recorrer às suas alternativas, sem álcool, já que elas não aumentam o colesterol.

    • Sangria sem álcool. Você pode preparar uma deliciosa sangria, empregando vinho sem álcool. De tal modo, não só evitar o consumo nocivo de álcool, mas que, além disso, você poderá desfrutar com o apoio de resveratrol do vinho tinto.
    • Cerveja sem álcool.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: