Recém-publicado

Documentos necessários para imigração em Londres

Por https://www.londresparaprincipiantes.com


Desceu do avião em Londres. E agora?

Para entrar no Reino Unido, mesmo vindo de um país europeu, você terá de passar pela imigração. Neste post reunimos informações relativas ao visto de visitante e a documentos necessários para tornar mais tranquilo este processo, motivo de muita preocupação para algumas pessoas.

As informações são válidas para quem possui um passaporte brasileiro e se referem à categoria de “Standard Visitor”, explicada abaixo, que não requer que a pessoa obtenha um visto antes da viagem. O visto para visitante é concedido pela autoridade da imigração na sua chegada no Reino Unido.

Documentos necessários para imigração em Londres - visto do Reino Unido

As informações prestadas aqui não são exaustivas e têm como intuito auxiliar o leitor e fornecer informações gerais sobre o visto de turista para o Reino Unido. As normas são passíveis de alteração a qualquer momento e somente as autoridades britânicas são responsáveis por prestar as informações atualizadas.

Para casos especiais e/ou específicos, recomendamos procurar o Consulado Britânico ou acessar o website oficial para obter informações sobre as exigências aplicáveis a cada caso.

REQUISITOS

Para ser considerado como visitante (“standard visitor”), você pode ter de provar que você:

  • é realmente um visitante (ou seja não pretenda morar no país);
  • tem intenção de deixar o Reino Unido após sua visita e;
  • tem recursos suficientes para se hospedar e se manter sem ter de recorrer ao trabalho ou aos cofres públicos; ou que será sustentado por familiares ou amigos e
  • tem recursos para cobrir os custos de sua viagem de volta ou de continuação

Veja aqui se você precisa de visto prévio para entrar no Reino Unido

Leia sobre vistos para estudantes.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA IMIGRAÇÃO

Basicamente, os oficiais da imigração poderão pedir documentos que comprovem:

  • quem você é
  • sua profissão e sua condição financeira
  • detalhes da sua viagem e de onde você se hospedará

No website oficial do Home Office, não há uma relação exata de documentos, mas há algumas indicações, traduzidas abaixo. Espera-se que os documentos apresentados estejam em inglês, ou traduzidos oficialmente.

Quem você é:

  • passaporte válido
  • caso você precise comprovar uma afirmação, por exemplo, de que é casado/a com um cidadão europeu, certidão de casamento/união civil/divórcio/óbito do cônjuge, etc.

Sua profissão ou ocupação atual:

  • Caso seja empregado, você poderá levar uma carta da empresa em papel timbrado, detalhando seu cargo, salário e tempo de empresa e confirmando que você está de férias.
  • Caso seja estudante, você poderá levar uma declaração da escola ou faculdade em papel timbrado comprovando que você está devidamente matriculado e que está de férias.
  • Caso seja empresário, você poderá levar o contrato social ou registro da empresa confirmando que você é sócio e a data de início do negócio.

Condição financeira:

Para comprovar sua condição financeira, os documentos incluem:

  • extratos bancários,
  • extratos de investimentos e cadernetas de poupança,
  • comprovante de renda, tal como carta do empregador confirmando detalhes do emprego (data de início, salário, função, contatos da empresa)

Os agentes da imigração podem também perguntar quanto você tem em dinheiro (em espécie e/ou travellers cheques), quantos cartões de crédito, pré-pagos, etc. Eles poderão pedir para ver o dinheiro (e até contar!) e os cartões/travellers cheques, por isso não é uma boa ideia mentir. Aliás, mentir é a pior ideia em qualquer circunstância, pois eles são muito bem treinados para detectar mentiras.

Por mais que muita gente insista em saber, não há em nenhum lugar do website oficial do governo britânico, qualquer indicação de uma quantia de dinheiro por dia que deve ser apresentada. Este valor é mesmo uma questão de bom senso.

Detalhes da viagem e acomodação:

  • passaportes anteriores que demonstrem outras viagens (se tiver)
  • confirmação de reserva de hotel (a cópia enviada por e-mail é suficiente), ou carta do morador do local onde você se hospederá afirmando que você poderá se hospedar lá e
  • confirmação da passagem aérea de volta ou de continuação para fora do Reino Unido (e-mail ou cópia da passagem)

Leia aqui o documento oficial.

MENORES DE 18 ANOS VIAJANDO DESACOMPANHADOS

  • declaração assinada pelo responsável confirmando detalhes de quem está acompanhando o menor, bem como detalhes da viagem e acomodação no Reino Unido
  • cópia da página de identificação do passaporte do responsável, que contenha assinatura e número do passaporte. Se o responsável não tiver passaporte, cópia de qualquer documento oficial que tenha assinatura.

SOBRE A TRADUÇÃO DE DOCUMENTOS

No documento oficial é informado o seguinte sobre tradução:

“Se você submeter um documento que não esteja em inglês ou gaulês, ele deve estar acompanhado de uma tradução completa, que poderá ser verificada independemente pelo Home Office. Cada documento traduzido deve conter:

  • Confirmação do tradutor que a tradução é uma tradução exata do documento original;
  • A data da tradução;
  • O nome completo do tradutor e sua assinatura; e
  • Informações para contato com o tradutor.”

Sendo assim, entendemos que a própria pessoa não pode traduzir o documento. Entendemos também que tradução automática, como Google Translate, também não é aceita. Entendemos ainda que a tradução não precisa necessariamente ser feita por tradutor juramentado.

Guia Londres em 4 dias roteiros e dicas 2017

 

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE A IMIGRAÇÃO NO REINO UNIDO

Você receberá no avião/navio/trem um formulário de desembarque, Landing card, que deve ser preenchido antes de você passar pela imigração. Caso não tenha recebido o formulário, há cópias disponíveis na área da imigração. Neste formulário é pedido: nome, sobrenome, data e local de nascimento, sexo, nacionalidade, ocupação atual, dados do passaporte e de sua viagem (tempo de permanência no RU, último porto/aeroporto, número do voo/trem/navio). É também pedido um endereço de contato completo no Reino Unido, que deve ser preenchido com os dados do hotel / acomodação em que for se hospedar durante a maior parte da sua  viagem. Não se esqueça de assinar o formulário.

Documentos necessários para imigração no Reino Unido - landing card

Landing Card

Com o Landing Card preenchido, seu passaporte e uma pastinha muito organizada com todos os documentos acima, você se dirige à fila da imigração para cidadãos que não têm passaporte britânico ou de países membros da União Europeia e aguarda ser chamado pelo agente.

Na sua vez, entregue o passaporte e o landing card, aguarde que o agente escaneie e verifique as informações e esteja pronto para responder às perguntas que ele fizer. Estas perguntas são diretas e se referem ao propósito da sua viagem (What’s the purpose of your trip?), à duração da viagem (How many days are you planning to stay?), aos detalhes da viagem (onde vai se hospedar, o que vai visitar, etc.), e aos recursos de que dispõe para a viagem (quanto dinheiro, cartões de crédito, etc.).

O agente poderá fazer também uma ou outra pergunta que comprove o que você declarou. Por exemplo, se você disser que é professor universitário, poderão perguntar “qual universidade você leciona?” ou “qual disciplina você leciona?” o que deve ser respondido com respostas objetivas e diretas, comprovando que você é, efetivamente, um professor universitário. Para comprovar que você pretende mesmo fazer turismo no Reino Unido, você poderá ter de dizer ao agente quais pontos turísticos pretende visitar.

Os agentes normalmente são pacientes e educados e procuram se fazer entender da melhor forma possível. Se de todo você não conseguir entender e/ou responder às perguntas em inglês, há intérpretes para em último caso auxiliar no processo.

Neste ponto, não tenho estatísticas oficiais, mas acredito que 99% dos brasileiros que estejam verdadeiramente a turismo e que tenham os documentos solicitados têm seu passaporte carimbado com um visto de 6 meses.

Aí é só correr pro abraço!

Leia também:

É preciso seguro de viagem para entrar no Reino Unido?

Dinheiro em Londres – o que levar?

E você, como foi sua experiência? Conte pra gente na caixa dos comentários.

E’ com muito prazer que tenho a honra de anunciar que fui convidado pelo Jornal Palop News do renomado jornalista Alcino Francisco para ser Palestrante ao Lado de Nancy Shwarz, candidata a Presidência da Republica da Guiné Bissau.

O evento terá cobertura da RTP (Rádio e Televisão de Portugal) e acontecerá no próximo dia 06/05 no Grand Royale Hotel em Londres.

► Para aquisição de Tickets e maiores informacoes, por favor clique no link http://ow.ly/lpVT30jEriu

Apoio www.Fasano.org.uk

#MarcioFasano #AlcinoFrancisco #NancyShwarz#PalopNews #RTP #CDFX #GrandRoyaleHotel#Londres #Portugueses #Brasileiros#HoraDosPortugueses #Programacao #JornalPalopNews


 

 

Amigos do Comendador Marcio Borlenghi Fasano
Curta nossa página no Facebook
Confira nosso Canal no Youtube
Receba atualizacoes sobre esta e novas matérias
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram
 Sugira nossas matérias através do emai info@fasano.co.uk

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: