Recém-publicado

Passaporte britânico volta a ser azul após o ‘Brexit’

A mudança de cor do passaporte, que entrará em vigor apenas no final de 2019, está a ser vista como um meio de restaurar identidade nacional. Até lá, mantêm-se os passaportes borgonha da UE.


Os passaportes do Reino Unido vão ter uma nova cor a partir de outubro de 2019, substituindo assim os passaportes borgonha característicos da União Europeia. O novo documento será azul marinho com detalhes em dourado e irá introduzir novas tecnologias e características de segurança.

ministro da Emigração, Brandon Lewis, considera que o novo documento representa uma “oportunidade para restaurar a identidade nacional” e “forjar um novo caminho no mundo”, assegurando ainda que será um dos “mais seguros documentos de viagem” a nível mundial.

Immigration Minister @BrandonLewis announces return of blue British passport after , in a move symbolising Britain’s national identity. https://www.gov.uk/government/news/blue-uk-passport-to-return-after-eu-exit 

O novo passaporte é reminiscente do antigo passaporte britânico, azul escuro, em vigor entre 1921 e 1988, ano em que os países pertencentes à Comunidade Económica Europeia introduziram os primeiros passaportes legíveis por máquina. Com eles veio também o borgonha, ainda hoje utilizado. Para alguns britânicos, a atual cor de passaporte é humilhante.

Em Abril, o deputado conservador Andrew Rosindell, para o qual passaporte atual é “cor de rosa”, considerou que a “humilhação” terminaria assim que a nova cor fosse introduzida, restaurando “o orgulho e auto-confiança [dos britânicos] na própria nacionalidade quando viajam”.

A última versão borgonha dos passaportes britânicos, que são redesenhados de cinco em cinco anos, entrará em produção no final de 2018, quando o contrato atual termina. Quando o Reino Unido deixar a União Europeia, em março de 2019, os passaportes continuarão a ser produzidos com essa cor mas sem referência à UE, mudando para o azul marinho apenas em outubro desse mesmo ano.

No que toca a segurança e tecnologia, os novos passaportes do Reino Unido vão trocar a capa de papel atual por plástico policarbonato “mais difícil” de alterar e introduzir uma série de características “atualizadas” que protegem contra a fraude e a contrafação, anuncia o departamento de imigração e segurança britânico.

Apesar da mudança de cor, os cidadãos britânicos nada terão que fazer até que chegue a data de renovar o documento de viagem — os passaportes borgonha continuarão a ser aceites até que a data de validade expire.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: