Recém-publicado

Dinossauros


Teve uma grande vantagem, pouco mencionada, surgida com o advento da mídia virtual. Falo do Face, especificamente. Ele tirou os velhos do sofá. Quando rapaz, quando eu ouvia alguém dizer que tinha uns 50/60 anos, eu já classificava o fulano como um dinossauro.

Que podia esperar da vida esse personagem alquebrado? Coitado. Bem pouco: uma infinidade de achaques e uma aposentadoria de merda. Os índios americanos, quando um deles ficava velho, o abandonava para morrer à mingua, – pois que já não podia contribuir para a sobrevivência da tribo. De certa forma é assim, aliás, que a Previdência trata os velhos, neste país.


Ficar idoso – palavra desgraçada – era igual a jogar a toalha no ringue, desistindo de lutar. Mas… as estatísticas mostram que o povo brasileiro está envelhecendo. Nesse caso o ringue ficaria lotado com quantidades astronômicas de toalhas, pilhas delas varando o teto e chegando até à lua.


O que o Face fez pela terceira idade? (Outra expressão absurda)
Ele provocou a velharada a colocar por escrito as suas experiências pessoais, através de posts, respostas, manifestações. E o que se viu? É que essa gente ressurgida, fora de moda, tem muito a dizer, a trocar.

Os velhos, para começar, completaram o grupo escolar, inteirinho. Eles estudaram, ganharam cultura, numa época em que isso era importante. Se alfabetizaram em boas escolas, terminaram a faculdade quando era duro entrar numa, refinaram seus gostos, trabalharam muito e conheceram as coisas do mundo. Sustentaram suas famílias. Mas nestas épocas de decadência e corrupção (os 13 anos de pt, principalmente) isso deixou de ter importância. Não porém hoje, agora.

Pelo que vejo, talvez a metade dos que frequentam os posts são “adultos”. Dá prazer falar entre nós, nós todos, incluindo a meninada – não só sobre política. Mas também cinema, literatura, família, tv, assuntos os mais diferentes que ajudam a sociedade pensar.

De certa forma, estamos fazendo a cabeça de tantos que se sentiam marginalizados. Paradoxalmente eu poderia dizer que formamos uma Nova Força. Estamos vivos e funcionando. E é isso o que importa. Meus 82 anos são gloriosos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: