Recém-publicado

Dia Mundial da Poupança: confira dicas para juntar dinheiro e investir


Investimento favorito dos brasileiros, a poupança, comemora nesta sexta-feira (31) o seu dia mundial. Apesar dessa preferência, o valor depositado nas cadernetas está diminuindo.
Há nove anos, os brasileiros não aplicavam tão pouco na caderneta de poupança em um mês de setembro. A diferença entre depósitos e saques, no mês passado, foi de R$ 1,37 bilhão, conforme informou o BC (Banco Central).

A educadora financeira, Dora Ramos, diretora da Fharos Contabilidade & Gestão Empresarial, afirma que, nesta época do ano, os trabalhadores são bombardeados por inúmeros convites que incentivam o consumo. Mas, para conseguir juntar dinheiro e investir, é preciso fazer alguns questionamentos.

– É preciso responder: “Eu realmente preciso desse produto?”, “Isso é imprescindível neste momento?” e “Quanto tempo posso ficar sem essa mercadoria?”.

Segundo Dora, isso já ajudará a definir as prioridades. Além disso, o consumidor deve estar atento, pois no começo do ano seguinte virão os gastos inadiáveis como IPVA, IPTU e matrícula escolar dos filhos.

Dicas

Organizar as finanças e controlar o impulso na hora das compras de Natal são dois passos essenciais para quem deseja entrar em 2015 livre das dívidas e sem que o cartão de crédito esteja sobrecarregado.

Além de economizar com as compras de fim de ano, é importante planejar o orçamento para conseguir ter uma poupança satisfatória.

– Ainda é pequeno o número de brasileiros que possuem algum tipo de poupança ou formas de investimento de longo prazo. A baixa taxa de rendimento e os baixos salários são sempre citados como os maiores empecilhos por quem não consegue poupar, mas também há fatores comportamentais envolvidos nessa questão.

A educadora financeira diz que saber investir também é um fator importante, pois, se feito da maneira correta, o dinheiro pode crescer de forma inesperada. As correções, taxas de juros e ganhos de capital mostrarão mais tarde o quanto vale a pena se esforçar para poupar e abrir mão de alguns gastos nos dias de hoje.

– Faça cálculos, anote detalhadamente todas as despesas e veja quanto a soma de todas as suas parcelas pode comprometer seu orçamento. Desta forma, será possível dimensionar as dívidas e evitar que contas inesperadas vençam sem que possa pagá-las, acarretando juros, multas e outras complicações.

Fonte: R7

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: