Recém-publicado

Musicalização Infantil


Quel LimaHá algum tempo, o termo musicalização infantil não era conhecido e nem entendido corretamente. Atualmente, este conceito tornou-se amplo, passando apenas da iniciação musical para uma completa inserção da criança no universo da música.

Novos paradigmas de educação musical orientam para musicalizar o aluno, ou seja, torná-lo sensível e receptivo aos eventos sonoros, promovendo ao mesmo tempo respostas de conotação musical e despertando bons sentimentos e sensações.

O conhecimento do processo de desenvolvimento da aprendizagem humana, contribuiu para uma mudança também na concepção do ensino da musica. Antes, a educação musical era restrita a um determinado instrumento ou ao canto, tendo em vista a formação do musico e, atualmente, passou a levar em consideração o potencial educativo da musica e sua importância na formação integral da criança.

Muitas pessoas ainda acreditam que aprender musica seja para aqueles que têm certa vocação. E a proposta da musicalização infantil é desmistificar e democratizar o conhecimento da música e apontar caminhos para que todos possam se expressar e fazer música de formas variadas, tendo sempre como foco principal a formação integral do indivíduo.

Muitos pais me perguntam o que o bebê de seis meses a um ano vai tocar numa aula de musica. Os objetivos da musicalização infantil para bebês e crianças de até quatro anos são estimular a coordenação motora dos membros inferiores e superiores, aprimorar a capacidade de expressão corporal e verbal, discriminar estímulos táteis e auditivos, reconhecer o esquema corporal de uma forma geral, relacionar objetos por sua semelhança ou diferença, aguçar a curiosidade e a socialização entre professor-aluno e entre as crianças.

Já as crianças de dois anos em diante trabalham o desenvolvimento em grupo com a utilização de instrumentos de percussão, onde discriminam os sons e desenvolvem os conceitos musicais de forma lúdica e prazerosa, com utilização de jogos e brincadeiras, além de aprimorarem sua lateralidade e localização espacial.

É um excelente meio de fazer com que a criança desenvolva a imaginação e sua capacidade criadora .

Quando atingem uma idade de cinco a seis anos, já começam a definir que tipo de instrumento querem tocar e aí sim, passamos para as aulas práticas de instrumento, nunca esquecendo da parte de desenvolvimento em grupo e socialização.

 

Music spaceRaquel C.M.Lima –S.Paulo/ Tel 98591-7332
Contato: raquel.calima@gmail.com

 

Anúncios

1 comentário em Musicalização Infantil

  1. janete.b.s.b.muniz // 05/12/2014 às 11:43 am // Responder

    Sou formada em pedagogia ; estou no segundo ano de direito e cursei pedagogia hospitalar adoro trabalhar com crianças. Abri uma Associação para poder ajudar e contribuir com a comunidade na parte da social e educação. Gostaria que conhecesse este trabalho.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: