Recém-publicado

No princípio tudo era trevas, então inventaram a projeção da luz e o cinema se fez !


Vídeo para Eventos – 1a Parte, Projeção

EpiscópioClaro, todos adoramos o cinema e essa tecnologia não poderia deixar de ser usada nos Eventos de vários segmentos ou aplicações.

Algumas escolas públicas, do tempo em que a burguesia estudava nelas e o Estado investia no ensino dos poucos que a frequentavam, chegaram ao primor de possuírem grandes anfiteatros com projetores de cinema.
Com o passar do tempo surgiram tecnologias mais portáteis, flexíveis e móveis para a projeção de imagens em anteparos fixos, como o episcópio, o projetor de slides e o retroprojetor, dentre outros.

Projetor de Slidesjo 2

Entre as figuras acima, mostro um Episcópio ( projetor de opacos), para a alegria dos mais saudosistas. Esse aparelho era usado para projetar as páginas de um livro diretamente em uma tela, bem como fotos ou quaisquer outros objetos opacos com dimensões compatíveis com o aparelho. Depois surgiu o Retroprojetor de Transparências e o Projetor de Slides. Esses equipamentos apenas projetam apenas imagens estáticas como fotos e escritos.

Jo 3E assim, evoluindo sempre, a tecnologia de projeção chegou ao projetor multimídia, também conhecido como Datashow. É dele que vamos tratar nesse artigo, ou, mais especificamente, dos usos que podemos fazer dele.

Projetor Multimídia ou Datashowjo 6

Um datashow apenas projeta imagens em uma tela de projeção ou parede, mas tem a vantagem de usar a tecnologia digital.
Com essa tecnologia podemos projetar imagens estáticas ou em movimento geradas por vários aparelhos e mídias (sites da internet, filmes DVD, BluRay, etc) e, além disso, podemos sincronizar a projeção da imagem com uma trilha sonora.

resumindo

Tudo aquilo que podemos visualizar em uma tela de um computador pode ser também projetado por um datashow. E isso nos permite uma flexibilidade de uso incrível !!

Para usar o datashow é preciso, além dele próprio, de uma fonte de imagens digitais. A forma mais eficaz de se obter essa fonte, consiste em ter um computador ligado ao datashow. E, muito embora qualquer computador sirva, inclusive os de modelo desktop (computadores de mesa), é muito conveniente que se use um notebook.

Além do par notebook+datashow, se o vídeo possui áudio ou trilha, será preciso ter um sistema de som (caixas de som amplificadas) para que todo público possa ouvir o áudio do filme gerado por uma mídia.

É claro que já existe no mercado mini datashows que cabem na palma da mão e que possuem som e memória de armazenamento para dados.

Atualmente, a evolução da tecnologia de projeção está extremamente avançada, portanto já temos aparelhos que dispensam o notebook, além de poderem ser ligados ao celular, a um iPad, um Tablet, enfim, a qualquer coisa que forneça dados digitais.

Jo 4

O sistema de projeção aliado ao sistema de som é imprescindível em eventos de pequeno ou grande porte, para exposição de idéias, lançamentos de produtos, aulas, exibição de filmes publicitários, filmes pessoais para festas sociais ou até uso doméstico, ou ainda quaisquer outras aplicações que envolvam som e imagem.jo 5

Portanto a qualidade desses equipamentos são de extrema importância para que o evento seja um sucesso !

Na próxima matéria, falarei sobre outras opções de vídeo para eventos…até lá !

Jo Lopes

Jo Rossi

Joelma Rossi

Matriz New Equipamentos Audiovisuais
www.matriznew.com.br
Tel: (11) 2097-6867

 

Formação: Bacharel em Turismo – UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Sócia-Proprietária de empresa de Eventos e Equipamentos Audiovisuais – MatrizNew

  • Eventos – locação de Som, Video, Iluminação para eventos corporativos e festas sociais
  • Projetos de Instalação fixa de som, vídeo e automação – corporativo ( auditórios, teatros, igrejas, universidades, escolas, etc) e residencial( projetos de Home Theater e sonorização ambiente)

3 comentários em No princípio tudo era trevas, então inventaram a projeção da luz e o cinema se fez !

  1. Explicativa e interessante.

    Curtir

  2. Interessante e muito bom!

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: